quinta-feira, 30 de junho de 2011

Questões de imunologia

5- Conceitue antígeno e cite exemplos.


6- O que é anticorpo (imunoglobulina) e qual célula é a grande produtora desta molécula?

7- Cite as funções básicas dos anticorpos.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Questões Imunologia

3- Onde ocorre a produção, a maturação (seleção do próprio e do não-próprio) e a seleção clonal dos linfócitos B e T?

4- Como pode ser explicada a indução de uma resposta imune para a uma pequena molécula como a da penicilina?

Anvisa aprova vacina de HPV para homens

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação da vacina contra HPV (papilomavírus humano) em meninos e homens entre 9 e 26 anos.
A vacina, conhecida como Gardasil, está liberada para os homens nos EUA desde 2009. No Brasil, ela foi aprovada para mulheres em 2008, mas só está disponível na rede privada, ao custo de R$ 900.
Para liberar a imunização masculina, a Anvisa se baseou em um estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, que comprova a redução de 90% das lesões genitais externas. O HPV do tipo 16 é o que tem levado ao aumento dos tumores de boca e da região da garganta (orofaringe) no Brasil, conforme revelou a Folha. Em hospitais brasileiros, até 80% desses cânceres estão associados ao HPV.
Além das verrugas genitais, espera-se que a vacina proteja os homens contra tumores de pênis, ânus e orofaringe. A infecção pelo papilomavírus está ligada a cerca de 40% dos casos de câncer de pênis e de 30% a 40% dos de câncer anal em homens.
A vacina contra o papilomavírus é administrada em três doses, com aplicação intramuscular.

Notícia completa: http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=58&id=3512&menu=2

Enviado por: Lisandra Duarte Costa

InCor planeja testar vacina para febre reumática em humanos em 2011

Doença autoimune provoca problemas cardíacos em cerca de 15 milhões de crianças por ano.
A febre reumática é uma doença autoimune a qual o sistema inunológico que começa com uma infecção da garganta pela bactéria Streptococcus pyogenes, que causa dores nas articulações e passa a desativar as valvas do coração. Esta doença atinge principalmente crianças e jovens. Segundo a reportagem do dia 22 de julho de 2010, a vacina já testada em camondongos começaria a ser testadas em humanos este ano. Para chegar ao mercado esta vacina precisa passar por três fazes de testes.

Notícia completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,incor-planeja-testar-vacina-para-febre-reumatica-em-humanos-em-2011,584764,0.htm

Enviado por: Andréia Rosa da Silva

Vacina contra o câncer de mama é testada com sucesso em ratos

Cientistas americanos dizem ter desenvolvido uma vacina que impediu o desenvolvimento do câncer de mama em ratos. Os pesquisadores planejam agora fazer testes da droga em humanos. Eles avisam, no entanto, que pode levar alguns anos até que uma vacina esteja disponível para o público. No estudo, ratos com grande probabilidade genética de desenvolver câncer de mama foram vacinados. A metade recebeu vacinas contendo a droga a-lactalbumina e a outra metade foi vacinada com uma droga que não continha a substância.Nenhum dos animais vacinados com a-lactalbumina desenvolveu o câncer de mama. Todos os outros ratos apresentaram a doença.

Notícia completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vacina-contra-o-cancer-de-mama-e-testada-com-sucesso-em-ratos,559535,0.htm

Enviado por: Catharine Souza

Nanotecnologia acorda sistema imunológico para combater câncer

Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de despertar o sistema imunológico para que o organismo "acorde" e combata o câncer.
O mecanismo consiste em fornecer uma proteína que estimula o sistema imunológico, a mesma é levada no interior de um minúsculo recipiente, construído com nanotecnologia, que é depositado diretamente sobre o tumor, aproveitando as defesas naturais do organismo para combater o crescimento da doença.
 
Noticia completa: http://www.brasilsus.com.br/noticias/nacionais/108217-nanotecnologia-acorda-sistema-imunologico-para-combater-cancer.html
 
Enviado por: Vanessa Flor

Escudo contra a superinfecção

Pesquisa indica que graças a restrição de ferro causada no fígado do hospedeiro a própria infecção pelo parasita da malária, previne a ocorrencia de uma segunda infecção.

Notícia completa: http://biologias.com/noticias/975/Escudo-contra-a-superinfeccao

Enviado por: Vanessa Flor

Pesquisador desenvolve vacina para tratamento mais eficiente e menos agressivo de alergia

Imunologista desenvolve vacina para tratamento mais eficiente e menos agressivo de alergia, os testes estão em acontecimento, se tudo der certo, em 2014 a vacina que decai os sintomas na metade, estará no mercado.

Notícia completa: http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/pesquisador-desenvolve-vacina-para-tratamento-mais-eficiente-menos-agressivo-de-alergia-1832784.html

Enviado por: Carolina Ernandes

Antibióticos poderiam destruir imunidade inata do intestino

Tratamentos com antibiótico poderiam pôr em risco a imunidade inata do intestino, o que explicaria a ocorrência de infecções com bactérias resistentes a esse tipo de medicamento. A causa desse tipo de infecção foi estudada e se descobriu que pacientes que tomam antibióticos de amplo espectro possuem menores quantidades de proteínas intestinais que podem combater os micróbios. Isso causa danos à flora intestinal abrindo um nicho de nutrientes na qual as bactérias podem prosperar. Esses micróbios se aproveitam do déficit sofrido pela defesa imunológica inata causado pelo tratamento com antibióticos.

Notícia completa: http://www.gaz.com.br/noticia/38552-antibioticos_poderiam_destruir_imunidade_inata_do_intestino.html

Enviado por: Bruna Soares

Avanços podem permitir vacina de HIV e malária em dez anos, diz revista

O artigo publicado na revista “Nature” revela que pesquisadores da área da imunologia, continuam buscando processos para desenvolver vacinas contra AIDS e Malária. Essas doenças, juntamente com a Tuberculose matam quase cinco milhões de pessoas no mundo por ano. Assim, a partir do avanço tecnológico e da chamada biologia sistêmica – interação de proteínas, genes, RNA e outras moléculas - são esperadas alcançar a resposta imune contra esses males em 10 anos.


Enviado por: Deciane Carvalho

Alimentos potenciadores de saúde

Os alimentos probióticos em geral têm sido definidos como sendo “suplementos alimentares incorporando microorganismos vivos (bactérias probióticas) que afectam beneficamente o hospedeiro, melhorando o equilíbrio da sua microflora a nível intestinal”. O leite e os produtos lácteos em geral contêm vários biocomponentes que fornecem elementos nutritivos críticos e protecção imunológica, bem como substâncias biologicamente activas tanto a recém-nascidos como a adultos, pelo que estes alimentos pertencem ao grupo dos chamados alimentos funcionais. Produtos alimentares à base de leite inteiro ou lácteos fortificados ou enriquecidos podem, de facto, produzir efeitos potencialmente benéficos na melhoria da saúde humana e na prevenção de doenças, quando consumidos como parte de uma dieta variada e de forma regular.

Notícia completa: https://bdigital.ufp.pt/dspace/handle/10284/542

Enviado por: Isabela Saioron

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Notícia: Brasileiros que vão ao exterior devem se vacinar contra sarampo e rubéola

"O Ministério da Saúde recomendou nesta semana que os brasileiros que pretendem viajar ao exterior estejam em dia com as vacinas contra o sarampo e a rubéola."

Notícia completa: http://www.agoravale.com.br/sitesvale/noticias.asp?id=31345&cod=13

Enviado por: Lídia Schmidt

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Questões de Imunologia

1- Quais são as principais características, componentes e diferenças entre a resposta imune inata e a resposta imune adaptativa (pode-se elaborar um quadro comparativo).


2- Qual entre os itens citados não se aplica aos mecanismos de reposta imune inata:
a) ausência de especificidade.     
b) ativação por um estímulo.                                                                  
c)  envolvimento de múltiplos tipos celulares. 
d) um componente de memória.
 
* Qualquer dúvida sobre as questões, comentar no blog.

Aula: Imunidade Inata

Aula: Introdução á Imunologia e Células e órgãos do sistema imune

Notícia: Após 30 anos, vacina contra a aids ainda desafia cientistas

"Mesmo após 30 anos da descoberta da AIDS os cientistas permanecem pesquisando em busca de uma vacina, já houveram quatro formas desenvolvidas, que não obtiveram sucesso, porém serviram de avanço no entendimento desta enfermidade. Em 2010 já foram pesquisados um gel e uma camisinha química que auxiliam na prevenção. No Brasil houve a notificação de cerca de 545 mil casos desde o início da epidemia."

Notícia completa: http://www.dw-world.de/dw/article/0,,15132577,00.html?maca=bra-uol-eu-1391-xml-uol

Enviado por: Aline nogario

terça-feira, 7 de junho de 2011

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Notícia: SURTO DE ESCHERICHIA COLI NA ALEMANHA MATA

O surto de Escherichia coli na Alemanha, que matou 14 pessoas até agora, foi classificado como "muito severo" pela Organização Mundial de Saúde (OMS). "Não sabemos qual é a origem do problema, mas estamos pedindo que todos países fiquem alertas e cooperem com as investigações", afirmou a médica Hilde Kruse, gerente do programa de segurança alimentar da OMS.
Além das 14 mortes na Alemanha, centenas de pessoas permanecem internadas na Europa. As autoridades ainda procuram a fonte exata da contaminação, mas suspeitam que teria ocorrido após a ingestão de pepinos orgânicos importados da Espanha. Bélgica e Rússia proibiram as importações de vegetais da Espanha, mas o governo espanhol negou que o país seja a origem do problema e vai recorrer à União Europeia (UE) por compensações financeiras diante dos prejuízos nas vendas.
A imprensa local informa que há cerca de 1,2 mil casos suspeitos de contaminação com E.coli. Os casos de contaminação registrados até agora abrangem principalmente mulheres adultas. Em ocorrências anteriores, idosos foram mais afetados.
A bactéria causa diarréia e pode provocar a chamada síndrome hemolítica urêmica (HUS, na sigla em inglês), que causa diarréia hemorrágica e danos sérios ao fígado, o que, em alguns casos, leva à morte. A presença da E.coli na água ou em alimentos indica que houve contaminação de origem fecal. As informações são da Dow Jones.

Enviado por: Lisandra Costa