quarta-feira, 15 de junho de 2011

Anvisa aprova vacina de HPV para homens

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a aplicação da vacina contra HPV (papilomavírus humano) em meninos e homens entre 9 e 26 anos.
A vacina, conhecida como Gardasil, está liberada para os homens nos EUA desde 2009. No Brasil, ela foi aprovada para mulheres em 2008, mas só está disponível na rede privada, ao custo de R$ 900.
Para liberar a imunização masculina, a Anvisa se baseou em um estudo publicado no “New England Journal of Medicine”, que comprova a redução de 90% das lesões genitais externas. O HPV do tipo 16 é o que tem levado ao aumento dos tumores de boca e da região da garganta (orofaringe) no Brasil, conforme revelou a Folha. Em hospitais brasileiros, até 80% desses cânceres estão associados ao HPV.
Além das verrugas genitais, espera-se que a vacina proteja os homens contra tumores de pênis, ânus e orofaringe. A infecção pelo papilomavírus está ligada a cerca de 40% dos casos de câncer de pênis e de 30% a 40% dos de câncer anal em homens.
A vacina contra o papilomavírus é administrada em três doses, com aplicação intramuscular.

Notícia completa: http://www.oncoguia.com.br/site/interna.php?cat=58&id=3512&menu=2

Enviado por: Lisandra Duarte Costa

2 comentários:

  1. A notícia postada pela redação do Diário de Pernambuco,destaca que essa vacina contra o HPV já esta disponível na rede particular para as mulheres desde 1998, porém reforça a importância da vacinação para os homens, pois esse vírus esta relacionado ao cancêr de pênis e cancêr anal, além disso, ao se vacinarem estaram indirentamente protegendo as mulheres, pois a transmissão do HPV ocorre por relação sexual, e ele é um dos principais causadores do câncer de colo de útero.

    http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110612144012&assunto=31&onde=Brasil

    ResponderExcluir
  2. A maioria dos casos do câncer do colo do útero são causados pelos vírus 16 ou 18 de uma variedade que compõem o Papilomavírus humano (HPV). Com o intuito de sanar dúvidas foi realizada uma revisão sistemática dos ensaios clínicos de inúmeras vacinas criadas contra o HPV. O teste foi realizado com 44mil mulheres em sete ensaios clínicos que concluíram a total eficácia das vacinas na prevenção das infecções por HPV e posterior desenvolvimento do câncer cervical.
    http://dralexandrefaisal.blog.uol.com.br/arch2011-06-12_2011-06-18.html

    ResponderExcluir