quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vacina contra o câncer de mama é testada com sucesso em ratos

Cientistas americanos dizem ter desenvolvido uma vacina que impediu o desenvolvimento do câncer de mama em ratos. Os pesquisadores planejam agora fazer testes da droga em humanos. Eles avisam, no entanto, que pode levar alguns anos até que uma vacina esteja disponível para o público. No estudo, ratos com grande probabilidade genética de desenvolver câncer de mama foram vacinados. A metade recebeu vacinas contendo a droga a-lactalbumina e a outra metade foi vacinada com uma droga que não continha a substância.Nenhum dos animais vacinados com a-lactalbumina desenvolveu o câncer de mama. Todos os outros ratos apresentaram a doença.

Notícia completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vacina-contra-o-cancer-de-mama-e-testada-com-sucesso-em-ratos,559535,0.htm

Enviado por: Catharine Souza

2 comentários:

  1. Na notícia que eu encontrei é abordada o desenvolvimento de vacinas para o combate ao câncer em geral, que começam a dar resultados positivos .
    As vacinas que estão sendo estudadas estão focadas nas infecções virais que por conseqüência causam o câncer, como é o caso da vacina contra hepatibe B e papilomavírus (HV). Nestes casos o que acontece é um estimulo ao sistema imune para atacar a infecção instalada, um exemplo importante neste caso é a célula dendrítica que induz a resposta do sistema imune. O que desanima os cientistas a criarem a vacina específica para o câncer atualmente é a grande variedade de células malignas.

    http://www.einstein.br/pagina-einstein/Paginas/vacinas-em-desenvolvimento-para-o-combate-ao-cancer-comecam-a-dar-resultados-positivos.aspx

    ResponderExcluir
  2. Encontrei uma notícia bem interessante que fala sobre vacinas que estão sendo testadas em uma clinica espanhola da Universidade de Navarra, que tem como objetivo diminuir as recaídas em pacientes que sofreram câncer de mama. Esses tipos de vacinas são elaborados com células dendríticas (do sistema imune) da paciente e estimuladas com seu próprio tumor a fim de reduzir um determinado dubgrupo da doença no qual as células tumorais não indicam a proteína HER2. Este método é aplicado pela clínica associado ao tratamento quimioterápico antes da cirurgia e após como manutenção.
    É de grande valia estar por dentro de novas estratégias que possibilitem uma maior perspectiva de vida para mulheres que sofreram dessa patologia.
    Link da notícia:http://noticias.r7.com/saude/noticias/clinica-espanhola-inicia-teste-de-vacina-contra-cancer-de-mama-20110405.html

    Ass.
    Liziane Heredia

    ResponderExcluir