terça-feira, 20 de setembro de 2011

Notícia: Bactéria é capaz de transformar papel em biocombustível

Cientistas da Tulane University descobriram uma bactéria capaz de revolucionar a busca por combustíveis renováveis. A novidade, batizada como “TU-103” é capaz de transformar a celulose presente em folhas de papel em butanol, um biocombustível que se apresenta como um substituto viável para a gasolina.
A bactéria foi detectada pela primeira vez em excrementos de animais, tendo sido cultivada e desenvolvida em laboratório para se transformar em um meio viável de produzir combustíveis.
A descoberta se destaca por se tratar do primeiro meio viável de transformar celulose em biocombustíveis na presença de oxigênio. Com isso, a transformação deixa de ficar restrita a laboratórios e passa a ser viável a aplicação da novidade em motores de automóveis, mediante algumas modificações simples em seus designs.
David Mullin, líder do projeto de pesquisa, afirma que “o bio-butanol produzido a partir de celulose pode reduzir dramaticamente a emissão de dióxido de carbono e outros agentes poluentes”. Outra vantagem do método é livrar o meio ambiente de toneladas de papel que não passam pelo processo de reciclagem.
Apesar de a notícia ser animadora, não foi divulgada qualquer perspectiva quanto a uma data para a tecnologia começar a chegar ao consumidor final. Da mesma forma, ainda não há informações quanto ao interesse de fabricantes de automóveis em investir no novo método.


Enviado por: Vitória Wonghon Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário