terça-feira, 20 de setembro de 2011

Notícia: Vacina contra a pólio será substituída

A mudança é a iniciativa da OMS para a erradicação da poliomielite. A vacina oral Sabin será trocada pela intramuscular Salk. O Ministério da Saúde já estuda um novo personagem para substituir o famoso Zé Gotinha, a data ainda não está definida porém, esta decisão foi tomada para a erradicação da pólio no mundo, o que é previsto em até a cinco anos. No Brasil, a doença está erradicada há mais de 10 anos, mas com o uso das gotinhas (Sabin) existe um mínimo risco de volta.


Numa reunião realizada há 16 dias, em Brasília, as coordenadorias de Vigilância em Saúde relatam que os estados e municípios brasileiros já estão de sobreaviso e refere que o motivo para a substituição se deve que a com a Sabin o vírus não é eliminado do meio ambiente. Porém a Salk, com o vírus morto acaba com esse risco, entretanto o caminho até a erradicação é longo.

O governo brasileiro quer fabricar a Salk pelo Instituto Bio-Manquinho/FioCruz e para isso, irá adquirir o direito de utilizar tal tecnologia. A coordenadora geral do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde confirma a notícia e diz que será um processo de transição. Primeiramente serão duas doses da Salk, aos dois e aos quatros meses, e mais dois reforços com a pólio, aos seis e aos 15 meses.

Fonte : http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1032965

Luiza Rocha – 48444

Nenhum comentário:

Postar um comentário