sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Boa notícia para alérgicos a picadas de insetos

 

Nova imunoterapia promete proteção contra veneno de espécies brasileiras


Um tratamento recém-criado no Brasil pode significar o alívio de alérgicos a picadas de insetos no Brasil. Trata-se de uma imunoterapia eficaz contra o veneno de insetos típicos do país. 
Formigas do gênero Solenopsis , como a da foto acima, foram alguns dos insetos cujo veneno foi testado no estudo (foto: Texas A&M University)

"Até agora, o material utilizado para diagnóstico e tratamento dessas alergias era importado dos Estados Unidos ou da Europa e muitas vezes não se aplicava aos insetos de nosso país, já que muitos só existem aqui", explica o alergista Fábio Morato Castro, supervisor do serviço de Imunologia Clínica e Alergias do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Para desenvolver antídotos específicos para as picadas de insetos brasileiros, amostras de sangue de alérgicos foram recolhidas, colocadas em contato com o veneno de espécies locais de vespas, abelhas e formigas e estudadas em laboratório.
Similar às tradicionais vacinas importadas, o novo tratamento destina-se a alérgicos que já foram picados e apresentaram fortes reações anafiláticas, e tem a duração de três anos. "Durante os primeiros 45 dias, a aplicação subcutânea da vacina deve ser feita uma vez por semana. "Após esse período, o paciente entra em fase de manutenção e só precisa receber uma dose por mês. Em um ano já está protegido e, em três, imune."
Link:  http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/imunologia/boa-noticia-para-alergicos-a-picadas-de-insetos

Enviado por:  Camila Almeida Gonçalves



Um comentário: