sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vacina contra a dengue começa a ser testada em Campo Grande


Voluntários são alunos da rede municipal de ensino, com idades entre 9 e 16. Serão aplicadas 500 doses, e teste será realizado em cinco capitais.

A vacina contra a dengue começa a ser testada nesta segunda-feira (31) em Campo Grande. A diretora de Vigilância em Saúde do município, Márcia Dal Fabbro, informou ao G1 que as doses serão aplicadas em 500 estudantes da rede municipal de ensino, com idades entre 9 e 16 anos.
A vacina será aplicada no Hospital Universitário. Os voluntários, que foram selecionados previamente para a pesquisa, serão acompanhados por uma equipe médica durante o tratamento. A diretora explicou que os voluntários receberão três doses, que devem ser dadas com intervalos de seis meses. “Se alguns dos voluntários tiver algum problema nesse período, poderá entrar em contato com um dos oito médicos da equipe, que estará de plantão”, explicou Márcia.
A diretora informou ainda que a vacina, que  está sendo desenvolvida a partir das pesquisas de um laboratório na França,  já foi testada e está em processo de validação. "O objetivo é avaliar a produção de anticorpos e a defesa que os estudantes vão ter".
O teste será realizado em cinco capitais do Brasil, sendo Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Natal (RN) e Vitória (ES) e Campo grande (MS). Os dados serão analisados em conjunto com os de outros países latino-americanos e asiáticos, onde a dengue também é uma epidemia.


Enviado por: Julie Mirapalheta dos Santos

2 comentários:

  1. Super importante essa notícia, pois aumentam cada vez mais os números de casos da doença e os focos mosquito.
    Já que muitas pessoas ainda não contribuem cuidando de suas casas não deixando água parada, temos que pesquisar outras formas de controlar esta enfermidade, e sempre levar informações que colaborem com o controle da dengue, orientando as pessoas quanto a importância de não deixar água parada

    ResponderExcluir
  2. Acho errado usarem adolescentes como cobaia, são voluntários, mas essa vacina não tem algum efeito colateral?? eram para usar adultos, que podem responder por seus atos.

    ResponderExcluir