quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Vírus modificados atacam apenas células cancerígenas

Apenas uma dose intravenosa de um vírus modificado geneticamente com o intuito de destruir células cancerígenas conseguiu infectar o tumor com segurança, sem danificar o tecido saudável. Esse foi o resultado da primeira fase de um teste envolvendo 23 pacientes com câncer em processo de metástase.
Os resultados confirmam que o vírus pode ser usado para atacar seletivamente apenas células doentes.
A maioria desses vírus sob pesquisa atualmente são injetados diretamente no tumor. Porém, os pesquisadores precisam de uma terapia que permita injetá-los na corrente sanguínea para que procurem por células cancerígenas em todo o corpo.
 

Enviado por: Prisciane Cardoso.

3 comentários:

  1. Muito legal, pois cada vez mais a população é acometida por doenças cancerígenas e isso mostra a importância que nos futuros enfermeiros temos com a prevenção e reabilitação desses indivéduos,tratando não somente quando a doença ja esta diagnosticada, mas principalmente prevenindo e orientando a população quanto a importãncia de uma boa alimentação e atividade física proporcionando a malhora da qualidade de vida desses indivíduos.

    ResponderExcluir
  2. O câncer é umas das doenças mais comuns nos últimos anos, e ela está diretamente ligado a fatores genéticos e ao ambiente, qualidade de vida e hábitos diários em geral. É sim, muito importante que haja uma opção como esses vírus que destrói as células cancerígenas, mas antes disso, deve haver a prevenção, a modificação de hábitos que possam ser prejudiciais, como exposição a radiação, ter uma má alimentação, o sedentarismo, isso tudo contribui com os fatores genéticos de cada individuo para a formação de um câncer. Então realmente é um grande avanço essa descoberta porém a prevenção é essencial para que o câncer possa ser controlado, e caso não haja prevenção, então podemos ter esperanças de um tratamento eficaz.

    ResponderExcluir
  3. Por ser uma doença multifatorial, cada vez mais a sociedade é acometida por esta doença, sem uma causa definidade, sabemos que hábitos de vida influenciam muito no desenvolvimento da doença, infelizmente não se tem uma cura para este problema, para isso a maneira mais sábia de evitar é a prevenção, ter qualidade de vida nesta situação é fundamental, já que sabemos que a alimentação, o sedentarismo, entre outros fatores intensificam a predisposição de desenvolvermos a doença.

    ResponderExcluir