quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DOENÇAS AUTO-IMUNES


As doenças auto-imunes são um tipo de desordem imunológica e sua característica reside no fato da diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo, devido a uma alteração no processo de diferenciação de antígenos externos (vírus e bactérias, por exemplo) e os do próprio organismo de um indivíduo. Esta doença atinge aproximadamente 3-5% da população do mundo e tem origem na delicada relação entre fatores externos (ambientais) e fatores intrínsecos do organismo, como predisposição genética, alterações nos níveis hormonais e, baixo controle imuno-regulatório.
Pesquisas relatam que as doenças auto-imunes aumentaram nos últimos 40 anos, pesquisadores presumem que ela ataque de 15 a 20% da população.

 Sabe-se que existem um pouco mais do que 30 doenças auto-imunes, sendo que cada uma possui sintomas específicos e atacando órgãos distintos, sendo elas:
Existem hipóteses sobre o motivo do surgimento das doenças auto-imunes, uma delas seria devido ao aumento da higiene, o que resulta em redução da aquisição de infecções. Mas há controvérsias de que seriam exatamente as infecções que afetariam o funcionamento do sistema imunológico. Embora não se sabe ao certo como funciona o desencadeamento deste tipo de doença, sabe-se que são necessários três requisitos básicos para que ela apareça:
  • Predisposição genética para a doença
  • O problema deve ser desencadeado por um fator ambiental
  • Desequilíbrio das células do sistema imunológico
O diagnóstico das doenças auto-imunes é feito através do quadro clínico que o paciente apresenta e através de exames laboratoriais de sangue, onde são pesquisados auto-anticorpos.
O tratamento destas doenças baseia-se na inibição do sistema imunológico através da administração de drogas imunossupressoras (por exemplo, corticóides). No entanto, não é possível a realização de uma imunossupressão apenas dos anticorpos indesejáveis, levando o indivíduo a uma imunossupressão geral, predispondo ele a infecção por outros patógenos.

Enviado por: Márcia Lara        

Um comentário:

  1. complementando...
    Os 10 Sinais de Alerta para Imunodeficiência Primária na Criança adaptados para o nosso meio são:
    1. Duas ou mais Pneumonias no último ano
    2. Quatro ou mais episódios novos de Otite no último ano
    3. Estomatites de repetição ou Monilíase por mais de dois meses
    4. Abscessos de repetição ou ectima
    5. Um episódio de infecção sistêmica grave (meningite, osteoartrite, septicemia).
    6. Infecções intestinais de repetição / diarréia crônica
    7. Asma grave, Doença do colágeno ou Doença auto-imune.
    8. Efeito adverso à vacina do BCG e/ou infecção por Micobactéria
    9. Manifestações clínicas sugestivas de síndrome associada à Imunodeficiência
    10. História familiar de imunodeficiência
    Super impotante esta matéria

    ResponderExcluir