quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Notícia 1: Vacina contra o câncer de mama é testada com sucesso em ratos

LONDRES - Cientistas americanos dizem ter desenvolvido uma vacina que impediu o desenvolvimento do câncer de mama em ratos. Os pesquisadores planejam agora fazer testes da droga em humanos. Eles avisam, no entanto, que pode levar alguns anos até que uma vacina esteja disponível para o público.


http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,vacina-contra-o-cancer-de-mama-e-testada-com-sucesso-em-ratos,559535,0.htm


Noticia 2 

Nova vacina pode tornar a aids inofensiva

Testada em humanos, vacina aumentou produção de células que combatem o vírus HIV. Se for bem sucedida, será mais uma arma no tratamento da doença

Composição de vacina contra gripe para 2012 é divulgada pela Anvisa


A resolução que determina as cepas (linhagens) de vírus que serão utilizadas nas vacinas contra a gripe a partir de fevereiro de 2012 foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As vacinas deverão conter três tipos de cepas de vírus em combinação: um vírus similar ao vírus influenza A/California/7/2009 (H1N1), um similar ao vírus influenza A/Perth/16/2009 (H3N2) e um ao vírus influenza B/Brisbane/60/2008.
Como os vírus circulantes não sofreram grandes alterações, as cepas para 2012 são as mesmas recomendadas para 2011.
Portanto, as empresas que tiveram a alteração pós-registro para atualização da cepa aprovada no ano de 2011 estão dispensadas de nova avaliação da Anvisa para o ano de 2012.
Para garantir a eficácia da vacina, a sua composição é atualizada a cada ano, de acordo com os vírus circulantes.
Segundo a Agência, a resolução está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Hemisfério Sul. Fica proibida a utilização de qualquer outra cepa de vírus em vacinas contra gripe.


Enviado por: Inaiá Alves

6 comentários:

  1. Ter uma vacina contra o câncer de mama é uma enorme evolução, já que hoje é uma das doenças que mais matam. A comprovação de que realmente funciona é um grande passo para a descoberta de novas vacinas para outros tipos de câncer.

    ResponderExcluir
  2. É super importante os testes com vacinas contra o câncer de mama ja que o Rio Grande do Sul tem a maior incidência de câncer de mama do Brasil, e alem disso temos que pesquisar outras formas combate a esse mal,ja que a alimentação e avida sedentária da maioria dos brasileiros influencia drasticamente no aparecimento destas doenças.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito feliz quando encontrei a noticia da possibilidade de ter uma vacina contra o vírus da AIDS, mas ao mesmo tempo como medo da reação da população com este tipo de noticia, pela possibilidade do aumento da população não utiliza métodos contraceptivo por ter a chance de existir uma vacina.

    ResponderExcluir
  4. O que a Inaiá colocou é muito importante, pois como existe a possibilidade de ter essa vacina, a população pode deixar de lado o uso de camisinha, pois, sem o o perigo de ser infectado pelo HIV, elas vão ficar mais "tranquilas", esquecendo que existem outras doenças sexualmente transmissíveis que também podem ser muito danosas a saúde do portador. E também pode ocorrer uma gravidez indesejada, já que a camisinha não será usada pois não haverá o risco da AIDS. Em suma, podemos concluir que o uso de preservativos é fundamental em todas as situações, mesmo que não haja risco de contrair o vírus do HIV

    ResponderExcluir
  5. Sabendo que o câncer é uma doença de herança multifatorial, onde o ambiente e a genética influenciam, devemos torcer para que dê certo a descoberta da vacina mas não devemos esquecer dos cuidados que sempre serão indispensáveis em relação a alimentação e a qualidade de vida das pessoas. (Julie Mirapalheta)

    ResponderExcluir