quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Descobertas sobre imunidade ganham o Nobel de Medicina de 2011

Defesas do corpo
Os trabalhos de Beutler e Hoffman e de Steinman ganharam o Nobel por ter trazido novas compreensões sobre o funcionamento do sistema de defesa do corpo humano. "Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", diz o texto que anunciou os ganhadores.

Beutler e Hoffmann descobriram proteínas no corpo que reconhecem microorganismos invasores e ativam seu sistema de defesa, enquanto Steinman descobriu as células dendríticas e sua capacidade única de ativar e regular as fases finais da resposta imunológica, quando o organismo “se livra” de seus invasores.

 
Enviado por: Priscila Munhoz Duarte

Um comentário:

  1. Só para complementar...
    A principal função das células dendríticas é capturar e transportar os antígenos para a drenagem nos linfonodos. As células dendríticas amadurecem para se tornarem eficientes na apresentação do antígeno. A maturação ocorre em resposta aos produtos microbianos ou aos sinais emitidos pela célula T ativada.
    Localizam-se nos tecidos: pele, TGI, e no sistema respiratório (porta de entrada para os microorganismos). Capturar e transportar antígeno para o linfonodo onde estão os linfócitos.
    isso aprendi nas aulinhas de imunologia

    ResponderExcluir