quinta-feira, 3 de novembro de 2011

InCor planeja testar vacina para febre reumática em humanos

Os primeiros testes em humanos de uma vacina brasileira contra a bactéria precursora da febre reumática poderão ser realizados esse ano. A doença autoimune provoca problemas cardíacos em cerca de 15 milhões de crianças por ano.


No Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, testes com camundongos mostraram que a vacina imunizou de 80% a 100% dos animais.

O medicamento precisa passar por pelo menos três fases de testes antes de chegar ao mercado, o que deve custar R$ 6 milhões nos próximos anos. Os experimentos, feito com voluntários, vão mostrar com qual intensidade a vacina é capaz de induzir resposta no corpo humano e as reações que pode provocar.

A febre reumática é uma doença autoimune em que o sistema imunológico causa dores nas articulações e passa a destruir válvulas do coração. Ela atinge principalmente crianças e adolescentes de países pobres e começa com uma infecção na garganta pela bactéria Streptococcus pyogenes.

Em dois testes diferentes, camundongos foram vacinados e receberam uma quantidade de bactérias suficiente para matá-los. Entre 80% e 100% dos animais resistiram.

Em um terceiro teste, colocaram o soro dos camundongos imunizados em uma cultura de células da faringe, onde injetaram bactérias. Os estreptococos não foram capazes de infectar as células. A vacina também funcionou em porcos.

Para fazer uma vacina contra a Streptococcus pyogenes, os cientistas do InCor passaram a procurar por um trecho que sensibilizasse as células de defesa (linfócitos T e B) contra a bactéria. Para isso, escolheram uma região de 100 aminoácidos na base da proteína M, mais próxima ao estreptococo. Essa base varia muito pouco nas cerca de 200 cepas (o equivalente bacteriano a raças) da S. pyogenes e não induz os linfócitos a destruírem proteínas do corpo.

Notícia completa: http://www.estadao.com.br/noticias/vida,incor-planeja-testar-vacina-para-febre-reumatica-em-humanos-em-2011,584764,0.htm
 
Enviado por: Vitória Wonghon Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário