terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Grupo descobre anticorpos que atacam HIV

A descoberta foi feita por cientistas dos EUA e da Alemanha estudando voluntários que contraíram o vírus, mas não apresentam sintomas da doença.

Desenvolvendo um novo método para identificar anticorpos -proteínas que atacam micróbios invasores no organismo- os pesquisadores descobriram 576 tipos diferentes dessas moléculas.E a surpresa: todas elas, apesar de marcadas diferenças, eram extremamente agressivas contra o HIV e tinham origem em apenas dois trechos distintos de DNA.

Já se sabia que alguns anticorpos humanos eram capazes de neutralizar o HIV, mas um estudo descobriu a existência de uma certa similaridade entre as respostas imunes de diferentes pessoas, que usam o mesmo anticorpo inicial para produzir os anticorpos que neutralizam o HIV.

Isso era uma barreira para cientistas que pretendiam usar esses anticorpos como inspiração para produzir uma vacina. Sem saber a origem das moléculas, era difícil saber como "provocar" o sistema imunológico da maneira correta para produzi-las.Agora, além de ter uma pista sobre como o corpo começa a produzir essas moléculas, estes cientistas e colegas conseguiram determinar melhor como elas são.

Ao analisar com detalhe a estrutura de um dos anticorpos obtidos, viram que ele é capaz de atacar pedaços da carapaça do HIV que se gruda nas células humanas antes de atacá-las.Se pesquisadores descobrirem a molécula do vírus que desencadeia a produção desse anticorpo, isso poderia ser traduzido em uma vacina.

Enviado por:  Camila Almeida Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário