terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Notícias


Pesquisas na imunologia rendem Nobel de Medicina

Três cientistas cujas descobertas sobre o sistema imunológico abriram novas vias para se recomendar medicamentos de prevenção e tratamento de infecções, câncer e inflamações ganharam nesta segunda-feira o Nobel de Medicina.
O norte-americano Bruce Beutler e o francês Jules Hoffmann dividem o prestigioso prêmio de US$ 1,5 milhão (10 milhões de coroas suecas) com o canadense Ralph Steinman, informou o Instituto Estocolmo Karolinska.
Beutler e Hoffmann foram lembrados por suas descobertas na década de 1990 sobre um receptor de proteínas capaz de reconhecer bactérias e outros micro-organismos quando ingressam no corpo, e ativam a primeira linha de defesa no sistema imunológico, conhecida como imunidade inata.


SP terá curso de pós em genômica e imunologia

Cem alunos do Brasil e do exterior serão selecionados nos próximos meses para um curso de pós-graduação que trará a São Paulo cientistas de renome nas áreas de genômica, imunologia, neurociências e câncer. Organizado pelo Hospital A.C. Camargo, referência em oncologia no País, o curso é parte de uma estratégia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para "internacionalizar" a ciência paulista.
"Um dos grandes problemas da ciência no Brasil é a baixa internacionalização", disse ao Estado o médico Ricardo Brentani, que acumula os cargos de presidente da Fapesp e do hospital. "Temos gente muito boa aqui, com condições de competir ou colaborar internacionalmente em várias áreas, mas muita coisa não acontece porque não somos suficientemente conhecidos nem respeitados lá fora", afirmou.


Médico critica 'festas da gripe suína' na Grã-Bretanha

Especialistas em saúde pública na Grã-Bretanha estão condenando as chamadas "festas da gripe suína", eventos que estariam sendo promovidos para promover deliberadamente o contágio da doença.
Há relatos de que pessoas estão intencionalmente convivendo com amigos que contraíram a gripe, para tentar adquirir imunidade contra o vírus agora, enquanto ele ainda é pouco agressivo,
Entretanto, um especialista em saúde pública britânico, Richard Jarvis, disse que tal comportamento pode minar os esforços de profissionais de saúde na luta contra a gripe.
Ele também enfatizou que, embora a gripe seja leve, essas pessoas podem estar colocando sua saúde e a de suas crianças em risco.


ENVIADO POR: Vitória Wonghon

Nenhum comentário:

Postar um comentário